Return to Website

Forum Algodres

Dedicado a toda a Comunidade Algodrense

Forum Algodres
Start a New Topic 
Author
Comment
O QUE É A CAUSA ALGODRENSE ?

Causa Algodrense ou Comunidade Algodrense, foram termos criados por mim, quando por minha iniciativa e do meu tio António Alvaro decidimos efectuar,na medida das nossas possibilidades, algo por esta terra que é Algodres. Assim em Janeiro de 2002 iniciámos a contrução deste site.

Foram meses de investigação sobre a aldeia, o seu partimónio, cultura, origens, entre outros. Teve de ser efectuada uma análise de requisitos, desenho e implementação de um projecto que visava dar a conhecer a todos, esta bonita aldeia e toda a região em que ela se insere.

Todo este trabalho nunca teve até este momento NENHUM APOIO FINANCEIRO, foi tudo feito por amor à terra que viu nascer os meus pais, prescindindo por isso de muitas horas livres, para descanso ou de estar com a familia e amigos, de modo a desenvolver este projecto.

Ao fim de 7 meses dei o projecto por concluido. Estavamos em Julho de 2002, onde escrevi em nota editorial, “... A iniciativa de criar uma página sobre Algodres na Internet (Algodres On-Line) surgiu pela necessidade de criar um meio de divulgação de vários factos de interesse relevante da aldeia, que muitos de nós desconheciamos. A outra ideia será criar um ponto de encontro de toda a grande comunidade Algodrense espalhada por todo o país de modo a que possamos partilhar as várias experiências e conhecimentos da aldeia e da bonita região onde ela se insere, enriquecendo assim os conteúdos já existentes.Assim, com a participação de todos, será possivel dar a conhecer a bonita aldeia de Algodres localizada numa das mais belas regiões do país. ...”

No entanto para existir alguma interactividade entre os utilizadores deste site foi criado o Forum Algodres, um espaço aberto, plural, polémico q.b. onde todos poderiam deixar a sua opinião sobre os mais variados temas, desde que respeitassem as condições de utilização deste serviço.

Em Setembro de 2002 durante os meus dias de férias em Algodres efectuei um convite a um grupo de pessoas que passavam férias em Algodres, para fazer uma caminhada ao longo da desactivada linha de comboio entre as estações de Almendra e Castelo Melhor. Foi uma experiência maravilhosa, envolvido por uma paisagem deslumbrante.

Sobre essa caminhada foi efectuada uma reportagem, com todas as fotografias tiradas ao longo do percurso, e que se encontram disponiveis no site pela ligação - Recordações do Verão. Este ano estou a pensar efectuar outra caminhada, mas desta vez noutro sentido.

Em Julho deste ano foi-me pedido para divulgar o programa do Jantar convívio a realizar em Algodres no dia 31 de Agosto, pedido que aceitei com com o maior prazer. Tendo que desenvolver a construção de uma página para apresentar o evento.

Durante estes meses de um quante Verão, tem sido desenvolvida uma nova versão do site de Algodres, mas não irei revelar mais promenores sobre este assunto.

Com esta descrição espero tê-lo sensibilizado para o facto de que todas as críticas construtivas são saudáveis, mas mais do que teorias, o melhor é passar à prática. A sua opinião sempre será útil neste Forum, mas desde que apresente ideias e sugestões e não num permanente "BOTA ABAIXO".

Em relação aos "turistas" que vão ao convívio, posso lhe dizer que em relação às pessoas que conheço, estas prescindem muitas vezes do seu confortável lar, ou de umas férias mais prolongadas para virem a Algodres ajudar na vindima, ou na apanha da amêndoa ou azeitona, debaixo, muitas vezes de um sol tórrido ou de um frio de rachar. Sempre na esperança de não deixar morrer a terra. E mais importante que isso, ajudar as pessoas, muitas delas já de idade bastante avançada que vivem desta e nesta terra.

Algumas dessas pessoas, vêm de Lisboa ou Porto para visitar alguns familiares que estão a viver por aqui, ou então para passar uns dias de férias, e tenho a certeza que elas não vêm para aqui com o mesmo espírito com que o senhor Alberto Moreira olha para esta aldeia, ou julga que estas a olham.

Para terminar, por entre algumas situações inexistentes que referiu, devo lembrar-lhe que a desertificação de muitas aldeias localizadas no interior do país não é um problema local, e que na última década Algodres foi dotada de infraestruturas que permitiram a melhoria das condições de vida para todos os Algodrenses.

"A Causa Algodrense mais do que palavras resume-se em actos"

Cordiais Cumprimentos

José Carlos Ramos